LIVROS

  1. ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1989. 173p. (Série Pensamento e ação no magistério, 7).
  2. ABRAMOVICH, Fanny. O estranho mundo que se mostra às crianças. São Paulo: Summus, 1983. 164p. (Coleção Novas buscas em educação, v.13).
  3. ALBERTON, Carmen Regina. Uma dieta para crianças: livros: orientação a pais e professores. Porto Alegre: Redacta, 1980. 125p.
  4. AMARAL, Maria Lúcia. Criança é criança: literatura infantil e seus problemas. Petrópolis: Vozes, c1971. 118p.
  5. AMARILHA, Marly. Estão mortas as fadas? literatura infantil e prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 1997. 93p.
  6. ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia. O processo criador em literatura infantil. São Paulo: Letras, [1995?]. 63p.
  7. ARROYO, Leonardo. Literatura infantil brasileira: ensaio de preliminares para sua história e suas fontes. São Paulo: Melhoramentos, 1968. 248p.
  8. ARROYO, Leonardo. O tempo e o modo: literatura infantil e outras notas. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura/Comissão de Literatura, [196-]. p.11-28. (Coleção ensaio)
  9. AZEVEDO, Carmen Lúcia de; CAMARGO, Márcia Mascarenhas de Rezende; SACCHETTA, Vladimir. Monteiro Lobato: furacão na botocúndia. São Paulo: SENAC, 1997. 392p. il.
  10. BALBY, Cláudia Negrão. (Coord.). Deficiente e as diferenças na literatura infantil e juvenil. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura, 1993. 116p.
  11. BARBOSA, Alaor. Monteiro Lobato das crianças. 3.ed. rev. aum. atual. Goiânia: Oriente, 1975. 148p. il.
  12. BASTOS, Dau (Org.). Ana e Ruth: 25 anos de literatura. Rio de Janeiro: Salamandra, 1995. 141p.
  13. BORDINI, Maria da Glória. Poesia infantil. São Paulo: Ática, 1986. 72p. (Série Princípios, 97).
  14. BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 173p. (Série Novas perspectivas, 27. Literatura).
  15. BRANDÃO, Adelino. A presença dos irmãos Grimm na literatura infantil e no folclore brasileiro. São Paulo: Ibrasa, 1995. 172p. (Série Literatura e artes, 75).
  16. BRASIL, Sales. A literatura infantil de Monteiro Lobato, ou comunismo para crianças. [Bahia]: Aguiar & Souza/Livraria Progresso Editora, [1957]. 317p. il.
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  18. CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1980. 89p. (Coleção Primeiros passos, v.163).
  19. CAGNETI, Sueli de Souza; ZOTZ, Werner. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Editorial Nórdica, 1986. 112p.
  20. CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Lê, 1995. 152p. (Coleção Apoio, 8).
  21. CAMPOS, André Luiz Vieira de. República do pica-pau amarelo: uma leitura de Monteiro Lobato. Niterói: UFF, 1985. 230p.
  22. CARDOSO, Manoel. Estudos de literatura infantil. São Paulo: Ed. Brasil, 1991. 143p.
  23. CARDOSO, Ofélia Buisson. Fantasia, violência e medo na literatura infantil. [Guanabara],RJ: Conquista, [1969]. 3 v.
  24. CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 2..ed. São Paulo: EDART, 1983. 114 p. (Série Moderna escola brasileira)
  25. CARVALHO, Bárbara Vasconcelos de. A literatura infantil: visão histórica e crítica. 5.ed. São Paulo: Global Universitária, 1987. 314p. (Série Crítica e teoria literária).
  26. CARVALHO, Bárbara Vasconcelos. Literatura infantil (estudos). [S.l.]: Ed. Lotus, [s.d.].
  27. CASASANTA, Tereza. Criança e literatura. 2.ed. Belo Horizonte: Grafiquinha Editora, 1968. 137p.
  28. CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002. 127 p. (Coleção Pedagogia e educação)
  29. COELHO, Nelly Novaes. A literatura infantil: história, teoria, análise. 3.ed. ref. ampl. São Paulo: Quíron, 1984. 199p.
  30. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 6.ed. São Paulo: Ática, 1997. 247p. (Série Fundamentos, 87).
  31. COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-européias ao Brasil contemporâneo. 3.ed. refund. ampl. São Paulo: Quíron, 1985. 232p.
  32. CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura infantil: teoria & prática. São Paulo: Ática, 1983. 144p.
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  34. DINORAH, Maria. O livro infantil. Petrópolis: Vozes, 1995. 76p.
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  43. GÓES, Lúcia Pimentel de Sampaio. A aventura da literatura para crianças: formas de avaliação da literatura infantil e juvenil através da obra de Francisco Marins. São Paulo: Melhoramentos, 1990. 64p.
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  48. KHÉDE, Sônia Salomão (Org.). Literatura infanto-juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis: Vozes, 1983. 125p.
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  51. LAJOLO, Marisa. Ana Maria Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1983. 112p. (Série Literatura comentada).
  52. LAJOLO, Marisa. Usos e abusos da literatura na escola: Bilac e a literatura escolar na República Velha. Rio de Janeiro: Global, 1982. 176p.
  53. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. 2.ed. São Paulo: Ática, 1984. 190p.
  54. LARRICK, Nancy; ALMEIDA, Alcina Jorge. Guia dos pais na escolha de livros para crianças: útil também a professores e administradores escolares. São Paulo: Instituto Roberto Simonsen, 1969. 140p.
  55. MAGALHAES, Lígia Cademartori. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Coleção Primeiros passos, 1).
  56. MAGNANI, Maria do Rosário Mortatti. Leitura, literatura e escola: sobre a formação do gosto. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 121p.
  57. MANSUR, Gilberto. Atualidade de Monteiro Lobato. [S.n.t.]. 8p.
  58. MARTINS, Maria Helena. Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. São Paulo: Brasiliense, 1989. 215p. il.
  59. MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1951.
  60. MELO, Veríssimo de. Ensaio sobre literatura infantil. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1979. 73p.
  61. MELO, Veríssimo de. Folclore infantil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1985. 258p.
  62. MIRANDA, José Fernando. Estória infantil em sala de aula: semiótica de personagens. Porto Alegre: Sulina, 1978. 125p.
  63. MORAES, Antonieta Dias de. A violência na literatura infantil e juvenil. São Paulo: Global Universitária, 1984. 117p. (Série Crítica e teoria literária). (Entrevistadora).
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  69. OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura prazer: interação participativa da criança com literatura infantil na escola. São Paulo: Paulinas, 1996. 292p.
  70. PALO, Maria José; OLIVEIRA, Maria Rosa Duarte de. Literatura infantil: voz de criança. São Paulo: Ática, 1986. 80p. (Coleção Princípios).
  71. PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural: infância e leitura. São Paulo: Summus, 1990. v.38. 111p.
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  73. PIEDADE, Amir. Literatura infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez.
  74. PINTO, Alexina de Magalhães. Contribuição do folk-lore brasileiro para a bibliotheca infantil. Rio de Janeiro: G. Ribeiro dos Santos, 1907. (Coleção ICKS - série C).
  75. PINTO, Aroldo José Abreu. Literatura descalça: a narrativa "para jovens" de Ricardo Ramos. São Paulo: Ed. Arte & Ciência; Assis: Núcleo Editorial Proleitura, 1999. 191p.
  76. PIRES, Nise. Crianças, jovens e a literatura. Rio de Janeiro: INEP, 1976.
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  81. RESENDE, Vânia Maria. Literatura infantil e juvenil: relatos de experiência na escola. Belo Horizonte: Comunicação, 1983. 291p.
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  86. RÖSING, Tânia M. K. Ler na escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. 156p. (Novas Perspectivas, 28).
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  90. SANDRONI, Laura Constância; MACHADO, Luiz Raul (Org.). A criança e o livro: guia prático de estímulo à leitura. 2.ed. São Paulo: Ática, 1987. 144p. (Série Educação em ação).
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  93. SCHREIBER, Maria R. As minorias étnicas na literatura infanto-juvenil brasileira. Belo Horizonte: Escola de Biblioteconomia da Universidade Federal de Minas Gerais, 1975. 20p.
  94. SERRA, Elizabeth DŽAngelo (Org.). 30 anos de literatura para crianças e jovens: algumas leituras. Campinas: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1998. 112p. (Leituras no Brasil).
  95. SILVA, Maria Betty Coelho. Contar histórias: uma arte sem idade. 3.ed. São Paulo, 1990. 78p.
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  98. TRABALHANDO com literatura infantil: sugestões para professores da pré-escola e da 1a a 4a série do 1o grau. São Paulo: FTD, [19--]. 48p.
  99. VALE, Fernando Marques do; COELHO, Nelly Novaes. A obra infantil de Monteiro Lobato: inovações e repercussões. Lisboa: Portugal, Mundo, [1994]. 200p. (Estudos de literatura infantil e juvenil).
  100. VASCONCELOS, Zinda Maria Carvalho de. Universo ideológico da obra infantil de Monteiro Lobato. São Paulo: Traço, 1982. 172p.
  101. WORNICOV, Ruth; WAGNER, Elísia; RUSSOMANO, Moema; WEBER, Naiá C. B. Criança, leitura, livro. São Paulo: Nobel, 1986. 233p.
  102. WORNICOV, Ruth. Criança, leitura, livro. São Paulo: Liv. Nobel, 1986. 233p.
  103. YUNES, Eliana. Estética e literatura infantil. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica/ Divisão de Intercâmbios e Edições, 1980. 10p.
  104. YUNES, Eliana. Presença de Monteiro Lobato. Rio de Janeiro: Divulgação e Pesquisa, 1982. 67p.
  105. YUNES, Eliana. Questões fundamentais da literatura infantil. 2.ed.ampl. Rio de Janeiro: EDIPUC, 1980. 23p.
  106. YUNES, Eliana; PONDÉ, Glória. Leitura e leituras da literatura infantil. São Paulo: F.T.D., 1988. 148p. (Série Por onde começar?).
  107. ZILBERMAN, Regina (Org.). A produção cultural para crianças. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. 181p. (Série Novas perspectiva, 3).
  108. ZILBERMAN, Regina (Org.). Atualidade de Monteiro Lobato: uma revisão crítica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. 156p. (Série Novas Perspectivas, 8).
  109. ZILBERMAN, Regina (Org.). Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. 164p. (Série Novas perspectivas, 1).
  110. ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1981. 118p. (Coleção Teses, 1).
  111. ZILBERMAN, Regina; LAJOLO, Marisa. Um Brasil para crianças: para conhecer a literatura infantil brasileira, histórias, autores e textos. 4.ed. São Paulo: Global Universitária, 1993. 364p. (Série Crítica e teoria literária).
  112. ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia Cadermatori. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Ática, 1987. 160p. (Coleção Ensaios, 82).
  113. ZOEGA, Maria Lúcia. Literatura infantil em questão: aventura e desventura de heróis menores. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Aprender e ensinar com textos, v. 8 – Coord. geral: Adilson Citelli e Lígia Chiappini).